NOTÍCIAS

 

Reportagem na Folha de São Paulo em 26 julho 2009

 

(Reportagem de: Fábio Takahashi)

 

A qualidade da graduação da USP está no centro das preocupações dos candidatos a reitor, que começam a pedir votos para a sucessão da reitora Suely Vilela, no final deste ano. Estão em campanha Armando Corbani (pró-reitor de pós-graduação), Glaucius Oliva (diretor do Instituto de Física de S. Carlos), João Rodas (diretor da Faculdade de Direito), Ruy Altafim (pró-reitor de cultura) e Wanderley Costa (coordenador de Comunicação Social). Entre os problemas apontados na graduação está o currículo, considerado defasado por não permitir interação dos alunos com diversos cursos da universidade. Como a USP não participa do Enade, exame federal, não é possível comparar seus cursos com outras instituições.

Um ponto unânime entre os cinco é que a reitoria deve ampliar os canais internos de negociação com sindicatos e alunos, para evitar casos de radicalização que culminaram, por exemplo, com o confronto contra a Polícia Militar no campus neste ano. As normas não permitem reeleição. Segundo a Folha apurou, a reitora vai, nos bastidores, apoiar Corbani. Abaixo, um resumo das entrevistas dos candidatos.


PROPOSTAS:

 

ARMANDO CORBANI - A graduação é boa, mas precisa de um salto. Precisa flexibilizar ao menos parte do currículo, para que o aluno tenha formação interdisciplinar. O mercado hoje não quer só competência específica. Outra proposta é incentivar redes temáticas de pesquisa.

 

GLAUCIUS OLIVA - A graduação precisa ser valorizada. Todos os cursos terão verba para visitar os melhores do mundo, para conhecer os programas. Não pode ser mais só o professor falando. E proponho uma secretaria que atenda as demandas de políticas governamentais.

 

JOÃO RODAS - A reitoria deve supervisionar as grandes linhas acadêmica e administrativa da universidade, além de se concentrar naquilo que, por ser uma autarquia, somente ela pode fazer. Por exemplo, buscar suplementações orçamentárias com BNDES ou Banco Mundial. Fica para as unidades a condução dos seus destinos.

 

RUY ALTAFIM - Proponho elaborar plano de governo de longo prazo. A partir do que já foi feito por comissão específica, devemos ouvir a comunidade. O segundo ponto é sobre a gestão. Avançamos, mas precisamos continuar. Temos competência dentro da universidade para traçarmos diretrizes para um plano de gestão.

 

WANDERLEY MESSIAS - As negociações na universidade, por parte da reitoria, precisam ser feitas por comissões profissionais. Em negociação salarial, por exemplo, precisa haver membros que conheçam política. E precisamos diminuir o tamanho da reitoria. Os procedimentos são muito centralizados. Os processos para internacionalização, por exemplo, podem ser feitos nas unidades.

 

PROBLEMAS DA USP:

 

CORBANI - Não há grandes problemas. Como falar em problema se a USP é a maior do país na pós-graduação, forma bem seus alunos na graduação, apesar de ser necessário melhorar?

 

OLIVA - Há incompatibilidade entre atividade acadêmica e legislação pública. Outro desafio é o de recurso. Dependemos quase só do financiamento público. Precisamos diversificar.

 

RODAS - Não há um real diálogo na USP. Muitas vezes há discussões, mas sem interlocutores, pautas e prazos. As partes não têm uma ideia do que a média da universidade pensa.

 

ALTAFIM - Falta discutir mais questões como o ensino a distância, fundações privadas e mudanças na carreira docente. São pontos polêmicos, que demandam amplo debate.

 

COSTA - A crise está na incapacidade de transpor a nossa excelência para melhorar a política universitária e a gestão. Já a graduação ficou como primo pobre. Há salas lotadas e cursos quase interdisciplinariedade.


Mais notícias


Prof. Glaucius Oliva vence segundo turno para eleição de Reitor da USP   12/11/2009
Prof. Glaucius Oliva vence primeiro turno para a eleição do novo reitor da USP   22/10/2009
Prof. Glaucius Oliva esteve presente em debate promovido pelo IEA -Instituto de Estudos Avançados da USP   16/10/2009
G-1 entrevista Prof. Glaucius Oliva, candidato a Reitor da USP   12/10/2009
Prof. Glaucius Oliva debate o futuro da USP com os outros candidatos a Reitor, em evento promovido pelo Grupo Estado   06/10/2009
Jornal do Campus (USP) promove debate com candidatos à Reitoria   12/10/2009
Livro apresenta diagnósticos e cenários para a USP de 2034   21/09/2009
Debate entre candidatos a Reitor da USP é destaque no site "G-1"   18/09/2009
Sessenta minutos com o Prof. Glaucius Oliva na Rádio USP   19/09/2009
Diálogo do candidato Glaucius Oliva com a comunidade do Instituto de Psicologia da USP   13/09/2009
Entrevista do Prof. Glaucius Oliva ao jornal "Primeira Página" (edição de 02 de agosto 2009)   03/08/2009
Candidatura do Prof. Glaucius Oliva a reitor da USP é destaque no órgão de comunicação da ABC - Academia Brasileira de Ciências   30/07/2009
Blog do Estadão - Renata Cafardo - "A Boa (e a Má) Educação" - 27 julho 2009   28/07/2009
Reportagem na Folha de São Paulo em 26 julho 2009   27/07/2009
Entrevista completa do Prof. Glaucius Oliva no "Estadão" - 26/7/2009   27/07/2009
Entrevista do Prof. Glaucius Oliva ao Jornal "O Estado de São Paulo / Vida & (26 julho 2009)   26/07/2009
Ministro Sérgio Rezende visita INCTs da USP em São Carlos   24/07/2009
Entrevista do Prof. Glaucius Oliva na Folha de São Paulo - Caderno Ribeirão   16/07/2009
Abordagens integradas - reportagem sobre a conferência do Prof. Glaucius Oliva na Reunião Anual da SBPC em Manaus   30/07/2009

Voltar






FALE COM O CANDIDATO

Profa. Tsai Siu Mui - Docente - CENA

Idealizador de uma nova USP

Cara Profa. Tsai:

 

M...

 
Marcello Batista Pimentel - Servidor Técnico-Administrativo - Escola de Enfermagem

Indicação de reitor:

...

Caro Marcello:

 

Muit...

 
Prof. Ricardo - Docente - IBUSP

Primeiro turno:

<...

Caro Prof. Ricardo:

 

 
João - Servidor Técnico - Administrativo - EACH

Plano de carreira dos servidores:<...

Caro João:

 

Obrigado...

 
Valentina Paraiso - Aluna - FFCHL

Estrutura para o ensino: &nbs...

Cara Valentina:

 

Fui...

 

 

Clique para fazer sua pergunta.

 

TEMAS EM DESTAQUE

 


Inicio l Notícias l Fale com o candidato l Área restrita