PROGRAMA DE GESTÃO


O Programa de Gestão do Prof. Glaucius Oliva foi construído com a experiência acumulada no extenso trabalho da Comissão de Planejamento da USP (CP), que nos últimos dois anos procurou identificar os principais desafios da Universidade de São Paulo, explicitar nossa missão universitária no contexto do sistema de ensino superior e de ciência e tecnologia do estado e do país, e delinear a visão de futuro para a USP que emergiu das consultas e discussões realizadas durante este período,envolvendo toda a comunidade uspiana.

 

Este programa, portanto, é resultado de contribuições extensas coletadas nas consultas da CP às Unidades, das discussões realizadas no âmbito da Comissão de Planejamento e subsequentemente nos dois módulos do Workshop da CP realizado em 2008 e das enriquecedoras sugestões obtidas nas visitas realizadas em 2009 pelo candidato, a todas as Unidades da USP.

 

USP: União para a Excelência

Download do Programa de Gestão completo

Download do Programa de Gestão resumido
Diretrizes, Metas e Ações para a Gestão 2010-2013

 

Aos seus 75 anos, a USP encontra-se em ponto de inflexão na sua história. Se por um lado, individualmente, docentes, pesquisadores e alunos estão, na maioria, em franca trajetória de sucesso, observa-se forte demanda por maior correlação entre os que fazem e os que administram a USP. Sem um claro projeto institucional, as ações de indivíduos ou grupos podem estar em contraposição, como forças potentes, porém contrárias, com resultante tendente ao imobilismo.


Some-se a este cenário a tímida relação da universidade com a sociedade em geral e seus representantes eleitos no executivo e legislativo, bem como a restritiva relação com o judiciário, e configura-se a falsa impressão de que a USP está mal. Não é verdade. A grande maioria uspiana, aqueles que efetivamente fazem o sucesso da instituição, que expressam o que há de melhor no cientista, professor, acadêmico, aluno ou técnico dedicado, e que vêem um prazer e uma devoção no seu trabalho de desbravar o conhecimento em caminhos ainda não trilhados, estão plenamente ativos em seus laboratórios, salas de aula, bibliotecas, escritórios e comunidades onde atuam em seus projetos de extensão, realizando sua atividade acadêmica com qualidade e excelência.


O que nos falta é o resgate do ethos universitário, ou seja, do conjunto de hábitos e ações que visam o bem comum da Universidade e da sociedade que a sustenta. Nos últimos 30 anos avançamos decididamente, como era necessário, no aperfeiçoamento individual e na valorização do desempenho acadêmico de excelência. Precisamos agora avançar ainda mais, como Instituição, para efetivamente cumprir com nossa missão universitária de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, com forte impacto no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social e cultural do estado e do país. Este novo salto de qualidade somente será alcançado com a participação de todos no planejamento e execução de diretrizes e ações que proporcionem este resgate institucional. Por esta razão o título desta proposta de gestão: União para a Excelência.


Este Programa foi elaborado com a experiência acumulada no extenso trabalho realizado no âmbito da Comissão de Planejamento da USP (CP), que nos últimos dois anos procurou identificar os principais desafios da Universidade de São Paulo, explicitar nossa missão universitária no contexto do sistema de ensino superior e de ciência e tecnologia do estado e do país, e delinear a visão de futuro para a USP que emergiu das consultas e discussões realizadas durante este período, envolvendo toda a comunidade uspiana. Este projeto, portanto, é resultado de contribuições extensas coletadas nas consultas da CP às unidades, das discussões realizadas no âmbito da Comissão de Planejamento e subsequentemente nos dois módulos do Workshop “USP 2034” realizado em 2008. Finalmente, inclui também as enriquecedoras sugestões obtidas nas visitas que realizei em 2009 a todas as Unidades da USP.


Caros colegas docentes, servidores técnico-administrativos e alunos, a USP é o resultado de seu trabalho. Nada mais justo que nosso projeto comum de futuro inclua suas idéias e propostas. Por esta razão, peço que leiam criticamente estas Diretrizes, Metas e Propostas de Ações, e enviem suas sugestões para seu aprimoramento e enriquecimento.
Os principais temas tratados neste programa são: Graduação, Pós-graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão, Inovação Tecnológica, Comunicação com a Sociedade e o Governo, Gestão Administrativa, Estrutura Acadêmico-Administrativa Universitária, Financiamento, Fundações, Internacionalização, Sustentabilidade, Autonomia e Legislação.


Os principais temas tratados neste programa são: Graduação, Pós-graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão, Inovação Tecnológica, Comunicação com a Sociedade e o Governo, Gestão Administrativa, Estrutura Acadêmico-Administrativa Universitária, Financiamento, Fundações, Internacionalização, Sustentabilidade, Autonomia e Legislação.


Glaucius Oliva
Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos
Candidato ao cargo de Reitor da USP no período 2010-2013
e-mail: glaucius@usp.br

 

 

Voltar

 

 

FALE COM O CANDIDATO

Profa. Tsai Siu Mui - Docente - CENA

Idealizador de uma nova USP

Cara Profa. Tsai:

 

M...

 
Marcello Batista Pimentel - Servidor Técnico-Administrativo - Escola de Enfermagem

Indicação de reitor:

...

Caro Marcello:

 

Muit...

 
Prof. Ricardo - Docente - IBUSP

Primeiro turno:

<...

Caro Prof. Ricardo:

 

 
João - Servidor Técnico - Administrativo - EACH

Plano de carreira dos servidores:<...

Caro João:

 

Obrigado...

 
Valentina Paraiso - Aluna - FFCHL

Estrutura para o ensino: &nbs...

Cara Valentina:

 

Fui...

 

 

Clique para fazer sua pergunta.

 

TEMAS EM DESTAQUE

 


Inicio l Notícias l Fale com o candidato l Área restrita