Pesquisa:
Qualidade, relevância, inovação, redes colaborativas e inserção internacional.

 

Desenvolver pesquisa de forma intensa, com excelência e em temas de ponta, em todas as grandes áreas do conhecimento, integrada ao ensino de graduação e pós-graduação, nas áreas básicas e aplicadas, temáticas e multidisciplinares, contribuindo tanto para a geração de novos saberes quanto para a inovação, com foco nos problemas nacionais e mundiais, servindo ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social e cultural do país, com responsabilidade social.
Diretrizes e Ações:
Valorizar a qualidade da pesquisa.
Atuar visando a fronteira do conhecimento, incluindo o foco em temas nacionais e regionais, buscando permanentemente a qualidade, a excelência e o impacto das pesquisas e mantendo-se na liderança da produção científica no Brasil.
Atrair e abrigar nos quadros docentes das Unidades, cientistas e pesquisadores de nível internacional, inclusive com reconhecimento pelos mais prestigiosos prêmios acadêmicos e científicos.
Estimular a presença de pesquisadores visitantes com a criação de programas específicos.
Estimular a internacionalização através de parcerias entre pesquisadores e instituições, fortalecendo mecanismos de apoio institucional.
Fomentar as Redes Temáticas de Pesquisa através de ações concretas, estimulando as colaborações internas e externas (recursos iniciais, apoio logístico, infraestrutura).
Investir em laboratórios multi-usuários, como facilities. O incremento da qualidade de nossa produção científica depende diretamente dessa mudança cultural.
Prover instrumentos de apoio da USP à pesquisa realizada por seus docentes-pesquisadores:
  - Fornecer contrapartidas aos docentes-pesquisadores e grupos de excelência que, com sua competência, obtêm apoio expressivo para projetos de pesquisa:
Espaço físico adequado
Infra-estrutura básica (energia, água, telefonia, rede de alta velocidade, gases)
Bibliotecas e acesso eletrônico a bases de dados, revistas científicas e livros.
Apoio administrativo/financeiro para a gestão de projetos de pesquisa (gerente de projetos ou “grant administrator”)
Apoio técnico vinculado a projetos vigentes e ativos (PROCONTES, Projeto 4).
Apoio financeiro complementar a auxílios de agencias de fomento (p.ex. Projeto 1).
Banco de informações na web sobre oportunidades de fomento nacionais e internacionais, públicas e privadas.
Ações pró-ativas da USP na busca por fontes de financiamento com apoio logístico e institucional na captação de recursos junto a entidades de fomento (governo, agências, fundos setoriais, empresas, doadores, dentre outros).
  - Promover simpósios de discussão dos grandes temas de fronteira de interesse nacional, como forma de estimular nossos cientistas a se engajarem em pesquisas nestas áreas.
Estimular a inserção de pós-doutores em todos os grupos de pesquisa na USP, simplificando a burocracia associada e reconhecendo a categoria dos pós-doutorandos com representação em colegiados da universidade.
Estimular a atualização e inserção internacional dos docentes, através de programas de pós-doutoramento, p.ex., tendo como meta 5% do corpo docente em estágios no exterior, garantindo como contrapartida cargos temporários para cobrir as necessidades didáticas.
Expandir o Fundo de Pesquisa da USP para possibilitar investimentos complementares em projetos de relevância e o fomento a áreas estratégicas ou emergentes.

 

 

Deixe aqui suas sugestões sobre este tema:


 

 

 

FALE COM O CANDIDATO

Profa. Tsai Siu Mui - Docente - CENA

Idealizador de uma nova USP

Cara Profa. Tsai:

 

M...

 
Marcello Batista Pimentel - Servidor Técnico-Administrativo - Escola de Enfermagem

Indicação de reitor:

...

Caro Marcello:

 

Muit...

 
Prof. Ricardo - Docente - IBUSP

Primeiro turno:

<...

Caro Prof. Ricardo:

 

 
João - Servidor Técnico - Administrativo - EACH

Plano de carreira dos servidores:<...

Caro João:

 

Obrigado...

 
Valentina Paraiso - Aluna - FFCHL

Estrutura para o ensino: &nbs...

Cara Valentina:

 

Fui...

 

 

Clique para fazer sua pergunta.

 

TEMAS EM DESTAQUE

 


Inicio l Notícias l Fale com o candidato l Área restrita