Graduação
Excelência em ensino, valorização da graduação, mobilidade e flexibilidade curricular.

 

A formação acadêmica do aluno da USP no século XXI deve ter como características um ensino mais formativo, com estímulo à atitude empreendedora em relação à própria educação, incorporação de novas tecnologias ao ensino, exposição a outras áreas do conhecimento, ênfase no desenvolvimento de habilidades pessoais como a capacidade de estruturar e construir o conhecimento, de trabalhar em equipe e de abordar criativamente a solução de problemas. Deve-se educar para o aprendizado contínuo.
Diretrizes e Ações:
Ter como meta que todos os cursos de graduação da USP estejam entre os melhores do país, comparáveis aos melhores cursos do mundo.
  - Prover recursos a todas as CoCs para que promovam visitas internacionais aos melhores cursos equivalentes no mundo, buscando analisar e discutir o curso USP e planejar metas para tornar seu curso comparável aos melhores no contexto internacional.
  - Ter 100% de inclusão digital dos estudantes de graduação, 100% das disciplinas com página na internet e 100% de cobertura wireless nos campi da USP.
  - Incorporar as novas tecnologias de informação no processo de ensino.
  - Estimular os estudantes a adotarem postura mais empreendedora e pró-ativa em relação à sua formação acadêmica.
  - Incentivar as Comissões de Graduação das unidades e o Conselho de Graduação a discutir projetos pedagógicos modernos, inter e multidisciplinares, com menor ênfase nas disciplinas tradicionais.
  - Inovar em experiências curriculares, pedagógicas e didáticas.
  - Criar mecanismos que permitam ouvir mais os alunos sobre as questões relacionadas ao ensino.
  - Participar pro-ativamente nos exames nacionais de avaliação de cursos, como contribuição da USP à elevação dos padrões de excelência do ensino superior brasileiro.
Valorização do Ensino de Graduação:
  - Premiar os docentes destacados pela dedicação e excelência didática.
  - Valorizar os aspectos didáticos nos concursos de ingresso e progressão na carreira docente.
  - Incentivar a produção de livros didáticos e outros materiais didáticos, aproveitando a estrutura e competência da EDUSP.
  - Promover e valorizar concretamente atividades docentes em tutorias, iniciação científica, supervisão de trabalhos de conclusão de curso, atividades de extensão, estágios, dentre outros.
  - Promover avaliação didática docente por alunos e por pares.
Promover revisão da carga horária formal dos cursos de graduação para possibilitar o estímulo às atividades curriculares extra-classe e outras complementares na formação individual ou profissional.
  - Promover a formação básica mais sólida e generalista.
  - Promover ampla discussão, envolvendo as Unidades e os Departamentos, sobre a possibilidade de reorganização curricular visando oferecer aos estudantes alternativas de formação com ênfase mais acadêmica ou de maior empregabilidade e empreendedorismo.
  - Incluir no planejamento pedagógico de cada disciplina os instrumentos para a integração do conteúdo específico e o desenvolvimento das habilidades não ensináveis, como aprender a aprender, comunicar, criar, empreender, gerenciar, globalizar-se profissionalmente, utilizar a internet para o aprendizado, bem como prever perspectivas e exemplos da aplicação dos conhecimentos desenvolvidos na disciplina para o mercado de trabalho.
  - Estimular e valorizar o trabalho individual de aprendizado.
  - Estimular a adoção do trabalho de conclusão de curso como avaliação final de todos os cursos de graduação.
  - Estimular fortemente a inserção dos estudantes em atividades de Iniciação Científica, inclusive contando créditos, como diferencial do ensino em uma universidade em que a pesquisa é intensa e de alto nível.
  - Promover a realização de seminários de integração sobre as grandes questões nacionais e mundiais (inovação tecnológica, mudanças climáticas, energia, responsabilidade social e cidadania, produção ambientalmente consciente, reciclagem, dentre outras).
  - Oferecer oportunidades de desenvolvimento de cidadania, ética, cultura e valores humanísticos, por exemplo, a adoção de disciplina transversal obrigatória a todos os cursos de graduação denominada “Atividades Curriculares em Comunidade”.
  - Apoiar as empresas júnior ligadas às Unidades da USP.
Apoiar fortemente os cursos noturnos da USP, com infra-estrutura e valorização:
  - Disponibilizar serviços acadêmicos e abertura de bibliotecas até uma hora após o fim do horário de aulas.
  - Disponibilizar transporte, segurança e acesso aos serviços de conveniências.
Identificar as causas de evasão e tomar medidas mitigadoras, criando um sistema de monitoramento contínuo da expectativa do aluno em relação ao curso, incluindo acompanhamento dos egressos:
Desenvolver os instrumentos e marcos legais que estimulem a mobilidade do aluno de graduação para cursar disciplinas em outras Unidades e Universidades, no país e no exterior. Simultaneamente, estimular, com disponibilização de recursos, a mobilidade nacional e internacional dos estudantes de graduação.
Estimular e prover os meios práticos para a atração de estudantes de graduação internacionais para que desenvolvam atividades em cursos da USP.
Iniciar a inserção institucional no tema do Ensino a Distância no nível da graduação, em caráter experimental e de forma delimitada até que se tenha maior conhecimento próprio do desenvolvimento destas iniciativas e avaliação de seu impacto pedagógico, institucional e social.

 

 

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