Gestão Administrativa: Descentralização, desburocratização, informatização, eficiência, desenvolvimento de competências, foco nas atividades-fim.

 

A USP deve almejar sempre realizar gestão administrativa moderna, focada nas atividades-fim, crescentemente informatizada, desburocratizada e descentralizada, privilegiando o âmbito das Unidades como instância decisória, assim aproximando a gestão administrativa daqueles que realizam o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Diretrizes e Ações:

 

• Desenvolver em toda a instituição a cultura administrativa e funcional focada e voltada para as atividades-fim da universidade.


• Simplificar os procedimentos administrativos, desburocratizar os processos internos e descentralizar as instâncias decisórias, para assim maximizar a eficiência administrativa e minimizar o tempo gasto com as atividades-meio.


• Órgãos centrais devem exercer papel de definição de políticas, diretrizes, procedimentos operacionais padronizados, controle e auditoria, delegando às Unidades e Coordenadorias dos campi todas as atividades executivas.


• Informatizar radicalmente todos os procedimentos administrativos, comuns a todas as Unidades, eliminando sempre que possivel a circulação de papéis.


• Elaborar procedimentos operacionais padronizados para as rotinas administrativas, eliminando etapas burocráticas, descentralizando ao máximo a execução final para as Unidades. Frequentemente a multiplicação de etapas burocráticas de controle centralizadas decorre da necessidade de grarantir a precisão e aderência à forte regulamentação da gestão pública. Com a informatização dos procedimentos, o controle da precisão pode ser embutido no software e as etapas centralizadas podem ser eliminadas.


• Adotar o Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão em todos os níveis da administração, para garantir aderência à missão, visão de futuro, diretrizes e metas da Universidade, bem como o seu acompanhamento com indicadores de desempenho.


• Prosseguir com a adoção do modelo de excelência de gestão pública (Gespública) como parâmetro de qualidade para a USP.


• Utilizar a video-conferência como método preferencial para reuniões administrativas.


• Melhorar a eficiência, rapidez e apoio na elaboração e celebração de convênios com parceiros públicos ou privados.


• Valorizar os recursos humanos da USP:
- Implementar a carreira dos servidores técnico-administrativos, baseada no conceito de gestão por competências.
- Valorizar o desenvolvimento das pessoas em todos os níveis organizacionais, investindo no seu desenvolvimento.
- Apoiar a valorização e o aprimoramento funcional através dos programas de Treinamento e Desenvolvimento.
- Construir os instrumentos legais que permitam a mobilidade, flexibilidade e crescimento em complexidade das funções exercidas pelos servidores.
- Desenvolver e ampliar as lideranças na Universidade.
- Promover total acesso digital e treinamento adequado para a informatização para todos os STA.
- Substituir rotinas admninistrativas repetitivas por procedimentos informatizados, retreinando os STA para funções criativas e mais próximas das atividades-fim.

• Apoiar a gestão administrativa das unidades:
- Prover todas as Unidades com um engenheiro de manutenção e obras, para coordenar todas as atividades de gestão predial e do espaço físico e infra-estrutura comum para o ensino, pesquisa, administração e extensão.
- Desenvolver software corporativo para informatizar todos os processos administrativos comuns a departamentos, unidades e órgãos de integração.
- Oferecer apoio ao desenvolvimento de redes intranet que atendam as necessidades específicas de cada unidade.
- Promover análise da organização administrativa das unidades, visando melhor eficiência, organização e independência entre as áreas executivas e a área contábil.
- Prover treinamento de gestão administrativa a novos dirigentes universitários, em formato condensado.

 

• Desenvolver os mecanismos técnico-financeiros que permitam a todos os servidores da Universidade (técnico-administrativos e docentes) e seus dependentes, a terem acesso a assistência à saúde com qualidade equivalente à oferecida pelos hospitais públicos associados e geridos pela Universidade de São Paulo ou suas fundações de apoio.


• Avançar nas parcerias com os governos municipal, estadual e federal para a gestão eficiente, financeiramente equilibrada e justa, dos hospitais universitários da USP.


• Avançar no estudo dos efeitos da adesão da USP ao SPPrev sobre a aposentadoria de docentes e servidores autárquicos, especialmente para os docentes ingressantes na carreira após a criação do novo sistema.


• Ação do gatilho: caminhar rapidamente para um acordo visando o cumprimento de decisões judiciais irrecorríveis, compatível com a capacidade orçamentária para o pagamento do devido.

 

 

Deixe aqui suas sugestões sobre este tema:


 

 

 

FALE COM O CANDIDATO

Profa. Tsai Siu Mui - Docente - CENA

Idealizador de uma nova USP

Cara Profa. Tsai:

 

M...

 
Marcello Batista Pimentel - Servidor Técnico-Administrativo - Escola de Enfermagem

Indicação de reitor:

...

Caro Marcello:

 

Muit...

 
Prof. Ricardo - Docente - IBUSP

Primeiro turno:

<...

Caro Prof. Ricardo:

 

 
João - Servidor Técnico - Administrativo - EACH

Plano de carreira dos servidores:<...

Caro João:

 

Obrigado...

 
Valentina Paraiso - Aluna - FFCHL

Estrutura para o ensino: &nbs...

Cara Valentina:

 

Fui...

 

 

Clique para fazer sua pergunta.

 

TEMAS EM DESTAQUE

 


Inicio l Notícias l Fale com o candidato l Área restrita