Financiamento: Fundamentalmente público, porém com diversificação de fontes de receita.

 

O financiamento da USP deve ser fundamentalmente público, porém com diversificação de fontes de receitas que incluam agências de fomento nacionais e internacionais, fundos setoriais, empresas, doações e licenciamento de propriedade intelectual. Um desafio importante é a inscrição, na constituição do Estado, da fração tributária para as universidades paulistas, à semelhança do que é feito com os recursos para a FAPESP.

 

Diretrizes e Ações:

 

• Preparar a USP para os efeitos de  crises financeiras mundiais , com impactos em todos os segmentos da sociedade, no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Estes impactos fazem-se também sentir na própria Universidade, requerendo medidas mitigadoras de racionalização e otimização no uso dos recursos.

 

• Diversificar as  fontes de recursos externos para financiar as atividades de pesquisa, ensino e extensão, em matrizes que, sem deixar de ter como componente principal o financiamento público, possam também incluir o ingresso financeiro de agências de fomento nacionais e internacionais, bem como de fundos setoriais, empresas, doações e licenciamento de propriedade intelectual, entre outras fontes.

 

• Propor e trabalhar ativamente para a constitucionalização da fração tributária para as universidades paulistas, ou seja, a sua inscrição na constituição do Estado, à semelhança do que é feito com os recursos para a FAPESP. Isso permitiria o planejamento de médio e longo prazo atrelado a metas pactuadas com a sociedade e teria a virtude de  equacionar os problemas associados aos potenciais impactos tributários de políticas de redução e isenção do ICMS e das reformas tributária e previdenciária.

 

Deixe aqui suas sugestões sobre este tema:

 

Voltar

FALE COM O CANDIDATO

Profa. Tsai Siu Mui - Docente - CENA

Idealizador de uma nova USP

Cara Profa. Tsai:

 

M...

 
Marcello Batista Pimentel - Servidor Técnico-Administrativo - Escola de Enfermagem

Indicação de reitor:

...

Caro Marcello:

 

Muit...

 
Prof. Ricardo - Docente - IBUSP

Primeiro turno:

<...

Caro Prof. Ricardo:

 

 
João - Servidor Técnico - Administrativo - EACH

Plano de carreira dos servidores:<...

Caro João:

 

Obrigado...

 
Valentina Paraiso - Aluna - FFCHL

Estrutura para o ensino: &nbs...

Cara Valentina:

 

Fui...

 

 

Clique para fazer sua pergunta.

 

TEMAS EM DESTAQUE

 


Inicio l Notícias l Fale com o candidato l Área restrita